terça-feira, 31 de março de 2009

Parabolando

Lucas 6

46 - E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? (parabola dos dois fundamentos)

Imagino um homem com unhas, mãos, pés, rosto sujos pela poeira de suas andanças, roupas e calçados gastos... Olhar e voz serena, como se pudesse vislumbrar através dos olhos atentos e pasmos de uma multidão algo além do que podemos imaginar.
Podia mesmo. Era o inicio de uma revolução religiosa, ideológica para nós homens, para Ele era algo bem maior.

Um grande pensador certa vez disse: “A religião é o ópio da humanidade” (ópio= droga).
Ele queria dizer que a religião torna a nossa capacidade de raciocinar cativa, limitada.
Dependendo do ponto de vista concordo. Em literatura, estudei duas vertentes de escritores: Os teocentristas (Deus como centro de tudo) e os antropocentristas (o homem no centro de tudo), muitas igrejas estão seguindo o antropocentrismo, mesmo afirmando que estão ali por que Deus é o centro de suas vidas. Alguns tem feito da fé de outros mais uma forma de se beneficiar.

Jesus faz SOMENTE de um ser humano que crê e que o aceita como único Senhor e Salvador de sua vida templo, morada do Espírito Santo (Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? - 1Coríntios 3: 16), as igrejas são congregações que reúnem pessoas que compartilham a mesma fé, é necessário congregar (Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros;...- Hebreus 10:25), cabe a você, como um ser “pensante”, analisar o que falam, se está de acordo com o que Senhor nos ensina através das escrituras sagradas (Peça a Deus discernimento e sabedoria). Afinal, Deus fez você com cérebro para que ele desenvolva suas funções e uma delas é raciocinar, somos seres criativos, inteligentes, sociais, em constante desenvolvimento intelectual...

Tanto é que Jesus ensinava através de parábolas, creio que foi também pelo prazer de nos ver pensar e tirar daquelas singelas histórias, que representam bem mais do que podemos alcançar, vários ensinamentos para a edificação de muitos. (Mateus 13:10-11)

Existem aqueles que se reúnem em congregações e são vazios, cumprem, ou, não, atos religiosos, e há os que são cheios do Espírito, que possuem o coração voltado para os ensinamentos de Cristo. Você faz que tipo?
É joio ou trigo?(Mateus 13:24-30) Sua casa está edificada sobre a rocha ou areia?(Lucas 6:46-49)

Lay

Nenhum comentário: