quinta-feira, 30 de julho de 2009

Que Cristo viva em mim!

-
De todas as vezes que vimos Jesus ajoelhar-se, nenhuma é tão preciosa como aquela em que ele se ajoelhou diante de seus discípulos e lavou-lhes os pés.
Isto aconteceu pouco antes da festa da Páscoa.
Jesus sabia que era chegada a hora de deixar esse mundo e ir para o Pai, e tendo amado os seus neste mundo, mostrou nessa ocasião a completa extensão do seu amor.

"Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido."
(João 13:1-5)

Tinha sido um longo dia. Jerusalém estava repleta de convidados para a festa da Páscoa, a maioria dos quais clamava por ao menos ver rapidamente o Mestre. O sol da primavera é quente. As ruas estão secas. E os discípulos longe de casa. Um mergulho em água fria seria refrescante.
Os discípulos entram, um a um, e tomam lugar em volta da mesa. Na parede há uma toalha pendurada e, no chão, uma jarra e uma bacia. Qualquer um dos discípulos podia se apresentar como voluntário para esse trabalho, mas nenhum o fez.
Depois de alguns momentos, Jesus se coloca em pé e tira seu manto. Cinge uma faixa usada pelos servos aos redor da cintura, toma uma bacia e ajoelha-se diante de um dos discípulos. Desamarra a sandália, gentilmente levante o pé do discípulo e coloca dentro da bacia, cobre-o com água e começa a lavá-lo.
Um a um pé sujo após outro, Jesus trabalhava até completar toda a fileira.
Nos dias de Jesus, a tarefa de lavar os pés era reservada não apenas aos servos, mas aos servos de menor escalão. Toda organização possui a sua hierarquia, e a dos trabalhadores domésticos não era exceção.
O servo que se encontrava na base da estrutura hierárquica, o mais simples, era que deveria ajoelhar-se com a toalha e a bacia.
Nesse episódio, aquele que está com a toalha e bacia é o rei do Universo. As mãos que formaram as estrelas agora lavam a sujeira. Os dedos que fizeram as montanhas agora esfregam dedões.
E aquele diante de quem todas as nações um dia se ajoelharão coloca-se de joelhos diante de seus discípulos. Horas antes de sua própria morte, a preocupação de Jesus era singular: Ele quer que os discípulos saibam o quanto Ele os ama. Mais do que removendo a sujeira, Jesus está removendo a dúvida.
Jesus sabe o que acontecerá às suas mãos durante a crucificação. Dentro de 24h elas estarão transpassadas e sem vida. De todas as vezes em que esperaríamos que Ele pedisse a atenção de seus discípulos, esta seria uma das principais. Mas Ele não o fez. Você pode estar certo de que Jesus conhece o futuro de cada pé que está lavando. Esses vinte e quatro pés não seguirão o seu Mestre no dia seguinte, defendendo a sua causa.
Esses pés buscarão abrigo ao ver o brilho da espada romana. Apenas um par de pés não o abandonará no jardim. Um discípulo não o desertará no Getsêmani – Judas não se demorará tanto! Abandonará Jesus naquela mesma noite, à mesa.
Procurei por alguma tradução da Bíblia onde se lesse: "Jesus lavou os pés de todos os discípulos, exceto os pés de Judas", porém, não encontrei nenhuma.
Que momento de paixão, quando Jesus silenciosamente levanta os pés do seu traidor e os lava na bacia! Dentro de algumas horas, os pés de Judas, limpos pela bondade daquele a quem trairá, estarão na corte de Caifás.
Veja o presente que Jesus dá a seus seguidores! Ele conhece o que aqueles homens estavam prestes a fazer. Ele sabe que estavam a ponto de cometer o ato mais vil de suas vidas. Pela manhã sepultarão suas cabeças na vergonha, e olharão para seus pés com amargura. E quando o fizerem, Ele quer que lembrem de seus joelhos dobrando-se diante deles e como lhes lavou os pés. Ele deseja que seus discípulos compreendam que aqueles pés ainda estão limpos. "O que faço, não o sabes tu agora, mas o saberás depois." (Jo 13:7)
Extraordinário. Jesus perdoou-lhes os pecados, antes mesmo que o cometessem. Ele ofereceu misericórdia, antes que eles a buscassem.

[Simplesmente como Jesus, Max Lucado]


Me emociono ao imaginar esse trecho de João. Estou mais uma vez a ler este livro do pastor Max, então quis compartilhar com os irmãos uma das partes mais marcantes dessa leitura maravilhosa... As atitudes humildes e geniais de Jesus me fazem me sentir um pó.
Diante de atitude tão honrada, tão simples, e tão cheia de significado posso concluir que amor, amar a ponto de se dar por inteiro (o verdadeiro amor) é para os fortes. É bem mais fácil odiar, ignorar...
O lado ruim dos acontecimentos, das pessoas, é sempre mais notório. Jesus deixa os lados de lado e nos desafia com o amor.

Lay

Nenhum comentário: